quarta-feira, 19 de julho de 2017

Curso de marketing para cooperativas da agricultura familiar é destaque na região do Alto Uruguai Gaúcho

Conhecimentos sobre marketing devem auxiliar no desenvolvimento de cooperativas da agricultura familiar 

Um projeto realizado pela Emater/RS - Ascar , através do Núcleo de Cooperativismo de Erechim e pelo Instituto Federal (IFRS) - Campus Erechim, com a parceria da UERGS - Campus Erechim, que também tem o apoio da CRESOL e SICREDI, está possibilitando qualificação em marketing para dirigentes, associados e colaboradores de pequenas cooperativas da agricultura familiar do estado do Rio Grande do Sul. O projeto é oferecido no formato de curso, que prevê um total de 48 horas aula, com intervalos aproximados de 15 dias entre aulas.
Aulas 


O curso que iniciou no mês de junho deste ano e tem previsto sua última aula para início de dezembro, busca melhorar as práticas mercadológicas executadas pelas cooperativas, proporcionando melhores condições de competitividade no mercado, além de melhorar sua atuação junto aos seus associados e colaboradores. As aulas tem duração de 4 horas e cada uma delas trabalha um tema diferente, porém, que se complementam. 

Grande parte das cooperativas que estão participando são de municípios próximos de Erechim, mas outras percorrem mais de 100 km para frequentarem o curso, entre as cooperativas que participam do curso estão: CECAFS, COOPERSSERA, COOLAF, COPEAVE, Nossa Terra, Cooperativa dos Produtores de Erva Mate, COPPRORATAP, Cooperativa de Pequenos Agropecuaristas de Erval Grande, COOPERBEMM, COOPAF, COPAAL, COOHRTI, COOPAVI, COOLATI, além de extensionistas da Emater que também acompanham o curso. A escolha das cooperativas que estão participando do curso, foi através da livre adesão entre as atendidas pelo Núcleo de Cooperativismo da Emater de Erechim. 

As aulas são ministradas principalmente por professores da área de gestão do IFRS - Campus Erechim, mas também conta com a participação de uma professora da UERGS e com a participação de extensionistas do Núcleo de Cooperativismo que ministrarão parte de uma aula. São vários os conteúdos trabalhados, entre eles: Introdução ao marketing, comportamento do consumidor, desenvolvimento regional, introdução ao cooperativismo, marketing de relacionamento, logística, planejamento, marketing digital e e-commerce..., as aulas em sua maioria são realizados no campus Erechim do IFRS, mas também terá atividades em outros pontos da cidade. Conforme a coordenação do projeto, somente está sendo possível a realização do curso, graças a parceria entre as instituições, pois cada uma colabora com um parte e todos acabam ganhando ao final, principalmente as cooperativas. 
Abertura do curso contou com lideranças e apoiadores

Segundo os organizadores do projeto, não é possível fazer com que os participantes saiam profissionais de marketing no final do curso, pois o marketing é algo muito amplo e que demanda muito estudo, porém, é possível passar uma boa noção e melhorar algumas práticas, através da disponibilização de informações e principalmente pela construção do conhecimento através da troca de informações que ocorre durante as aulas. A partir desse primeiro curso é bem provável que outras ações sejam planejadas atendendo questões mais específicas das cooperativas, prevem os organizadores. 

 Todos os participantes com frequência nas aulas igual ou superior a 75% receberão certificação digital, emitida pelo IFRS, e cada participante fica com a tarefa de voltar até a sua cooperativa e dialogar com os demais cooperados e dirigentes possíveis ações de melhoria, a partir dos conhecimentos gerados durante o curso.