segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Quebra-foice: Planta para cerca viva

Conheça um pouco mais sobre esta excelente planta para formação de cerca viva

Se você mora na região sul do Brasil e está procurando uma planta com boas características para formação de uma cerca viva, pode pensar com carrinho na Caliandra, cujo nome botânico é Calliandra brevipes Benth, mas também é conhecida pelo nome de quebra-foice, esponjinha, esponjinha-sangue, esponjinha-vermelha, diadema, topete de pavão, entre outros nomes populares. Ela é uma planta arbustiva perene, nativa do Brasil e muito utilizada no paisagismo em todo o território nacional. 

A Caliandra uma planta que ramifica muito, tem ramos finos, bastante flexíveis e resistentes, já explicando um pouco porque é conhecida por muitos como quebra-foice, possui folhagem intensa de baixo a cima se for bem conduzida, flores abundantes de cor que variam de branco até o vermelho, que surgem na primavera e verão, estas características são favoráveis para a utilização da planta no paisagismo em cercas vivas topiadas, renques, como planta insolada e também dá um ótimo resultado como bonsai.


Deve ser cultiva a sol pleno ou local que pegue no mínimo 4 horas de sol, de preferência em solo fértil e com boa drenagem, no mais, não é necessários grandes cuidados por ser uma planta bem rústica, muitas vezes o único cuidado é alguma poda para manter no tamanho desejado. A multiplicação é realizada por estacas utilizando as ponteiras dos ramos retirados nas podas de inverno, ou por sementes.