quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Melhor época para podar parreiras

A época para poda em parreiras (videira), depende de alguns fatores, entre eles: tamanho do vinhedo, cultivar, topografia, risco de geada tardia, disponibilidade de mão de obra, entre outros. A poda seca é feita na época em que a planta está em dormência (sem folhas), o melhor momento em regiões com risco de geadas tardia é quando as gemas terminais dos sarmentos estão inchando, pois é prenuncio de que as gemas estão por brotar, quando existe previsão de geadas tardias é possível aguardar e fazer a poda com alguma brotação terminal. 

Podas realizadas muito cedo ou muito tarde debilitam as videiras, por isso não são recomendadas. A poda tardia tem como vantagem a menor incidência de antracnose, que é uma das principais doenças dos parreirais, também desenvolve uma brotação mais uniforme e principalmente menor risco de danos sérios por formação de geada. 

Fase da lua: muitos produtores observam a fase da lua para realizar a poda, a maioria dizem que deve-se podar na minguante ou nova de agosto, quando a maior parte da seiva estaria na parte baixa da planta, evitando que a planta "chore muito" e venha a enfraquecer, mas em áreas maiores de plantio os produtores podam independentemente da fase da lua.

 
Divulgação de e-books:
  Como Montar uma Sorveteria ou Gelateria e Fabricar, com Dicas de Equipamento, Planta Técnica, Custos de Investimento e Produção Acesse aqui


10 comentários:

  1. Também gostei me foi muito útil!!

    ResponderExcluir
  2. Também gostei me foi muito útil!!

    ResponderExcluir
  3. Legal tirou minhas duvidas vou podar na Nova de Agosto. Muito obrigada pela força.

    ResponderExcluir
  4. muito obrigado pelas dicas ja tirei todas minhas duvidas.

    ResponderExcluir
  5. em 29 de agosto e´a lua nova posso podar neste dia

    ResponderExcluir
  6. eu sempre podo a minha na 1ª lua cheia de agosto e sempre deu certo

    ResponderExcluir
  7. gostei muito da dica ,mas eu gostaria de saber quando fazer a primeira poda nas parreira novas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Welington!
      Da mesma forma que nas parreiras mais "velhas" observar quando as gemas estiverem inchadas ou mesmo começando largar brotação. Mas observe as previsões de possíveis frentes frias que possam trazer geadas, nesse caso pode esperar mais para mitigar possíveis danos.

      As podas já iniciam no primeiro ano de vida das parreiras. Na dúvida procure um técnico para orientá-lo, pois ele terá melhores condições de entender as condições locais.

      Espero ter ajudado, abraço.

      Excluir

Convidamos aos amigos (as), a utilizar o espaço de comentário para agregar informações as postagens. Forte abraço.