sexta-feira, 31 de março de 2017

Reunião Ordinária do COAJU é palco de debate sobre Zoneamento Ecológico Econômico do RS


Nesta quinta-feira 30/03, a reunião ordinária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí foi palco da Oficina de Pré-Diagnóstico do Zoneamento Ecológico Econômico do Rio Grande do Sul, realizada pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), no auditório da UPF Carazinho. O evento teve o apoio dos Comitês de Bacias Hidrográficas Rio Passo Fundo e Rio da Várzea, sob o tema: ''ZEE-RS: estrutura metodológica e resultados preliminares da atividade de diagnóstico''. 

O evento é parte integrante do projeto de elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio Grande do Sul, um instrumento de auxílio ao planejamento e ordenamento territorial estadual. O ZEE-RS tem por objetivo tornar-se uma ferramenta fundamental para subsidiar a tomada de decisão quanto a planos, programas, projetos e atividades que direta ou indiretamente utilizem recursos naturais e a biodiversidade. 

O presidente do Comitê Alto Jacuí, Paulo Roberto Cervi, abriu os trabalhos da manhã, com a apresentação dos objetivos do evento e a importância da participação social no ZEE-RS. Após, a secretária adjunta do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Patrícia Möllmann, falou sobre o projeto que está em desenvolvimento no Estado, abordando aspectos institucionais e mostrando a finalidade do projeto de zoneamento. 

A apresentação do tema foi feita pelo coordenador técnico do projeto, Marlos Henrique Batista, da Codex Remote, empresa contratada pela Sema para desenvolvimento do projeto. Também foram apresentados alguns resultados dessa etapa de pré-diagnóstico. 

Este conjunto de informações formará ferramenta de apoio ao planejamento para a gestão pública e será disponibilizado a toda sociedade. O evento contou com ampla participação de inúmeras entidades e instituições não-governamentais, que contribuíram para o enriquecimento do debate.

Fonte: texto e imagens
Juliana Leocádio T. Viganigo
Assessora de Comunicação
Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí