quinta-feira, 23 de março de 2017

Potencial Hídrico da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí é Debatido no Dia Internacional da Água

Para celebrar o Dia Internacional da Água, comemorado nesta quarta-feira (22), o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU), vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizou atividades ligadas a temática de preservação dos Recursos Hídricos.

A vice-presidente do COAJU, Danusa Ribeiro, concedeu entrevista ao Jornal do Almoço, da RBS TV, no dia 22 de março e falou sobre o potencial hídrico da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí. Informou que, atualmente a classe de qualidade da água da Bacia Hidrográfica é classe 2, sendo a classe 1 a mais adequada e classe 4 menos adequada. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), em sua resolução nº 357 de 17 de março de 2005, estabeleceu as classes de qualidade das águas, onde define como um conjunto de condições e padrões de qualidade de água necessários ao atendimento dos usos preponderantes, atuais ou futuros. 
No dia internacional da água, Danusa alerta a população sobre o uso consciente dos Recursos Hídricos. “A água não é só um direito, mas um dever e responsabilidade de todos. A implementação e ampliação dos sistemas de esgotamento sanitários nos 42 municípios, que integram a Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí, também presenta importante ação para melhoria da qualidade da água da Bacia”, afirma. A entrevista na integra pode ser conferida no link https://www.youtube.com/watch?v=qAKb0MdE4rQ. Ainda no dia 22/03, o COAJU distribuiu material informativo as alunas do Centro de Referência e Atenção ao Idoso (CREATI ), da UPF Carazinho sobre os cuidados com os recursos hídricos. 

Outras atividades também integraram a comemoração do Dia Internacional da Água. Em 13/03, o Instituto Educacional Girassol iniciou sua semana da água com as atividades do projeto “COAJU nas Escolas”. Foi apresentando o trabalho do COAJU, alunos professores e funcionários desafiados a refletirem sobre a atual situação dos recursos hídricos, quanto a sua qualidade e disponibilidade e reflexão sobre desenvolvimento sustentável, que ações de fato proporcionem ambientes saudáveis. 

Para finalizar a agenda de atividades, de 22 a 30 de março, no hall de entrada da Faculdade de Educação (FAED) e do Campus Carazinho, a comunidade acadêmica e geral poderá conferir a exposição “Cuidado com a água”. A atividade é uma ação conjunta do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU), do Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais (CCTAM), da Faculdade de Educação (FAED) e da UPF Carazinho.


Texto e imagem: 
Juliana Leocádio T. Viganigo
Assessora de Comunicação
Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí