sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Presença de moscas no composto orgânico

Presença em excesso de moscas no composto orgânico pode indicar falhas no processo de compostagem.

A presença de moscas no composto orgânico é algo que em muitos casos incomoda, principalmente quando o composto está sendo produzido próximo as residências. Além do incômodo, isso pode ser indicativo de que algo não está correndo bem no processo de fermentação e transformação dos resíduos orgânicos em composto.

As moscas não são de todo prejudiciais, elas possuem sua função na natureza e no caso do resíduos orgânicos elas ajudam a decompor, o problema é que elas também podem contaminar ambientes e alimentos. Logicamente que é normal alguma mosca aparecer no composto, mas o que não pode é o excesso, que entre outras causas, pode estar ocorrendo pelo excesso de umidade.

É preciso verificar se o composto está com muita umidade, pois, em muitos casos esse é o motivo do excesso de moscas, além de que, o excesso de umidade ocasiona problema na fermentação, pois a água acaba ocupando o lugar do ar, e este é fundamental para que ocorra a fermentação e composto fique com boa qualidade.

O composto quando pronto tem aspecto de terra preta, com cheiro de solo fértil, este quando amontoado não esquenta mais e nem fica com cheiro desagradável. Quando identificado o excesso de água no composto, é preciso revolver a pilha e espalhar um pouco o material para que ele seque um pouco e volte a ter um equilíbrio.

A água em demasia é prejudicial como já dito, ela ocupa o lugar do ar e acaba forçando a decomposição dos materiais orgânicos de forma anaeróbica (sem presença de ar), este processo será mais lento e causará mau cheiro. Mas é importante observar que a falta de água paralisa o processo, ao prejudicar as bactérias.

Podemos identificar a umidade correta do composto, retirando um punhado da mistura do meio da composteira e espremendo na mão. Se a sua mão ficar úmida é sinal que a umidade está no ponto certo. Caso escorra água entre os dedos é por estar com muita umidade, nesse caso, temos que espalhar um pouco para baixar a umidade. No caso de apenas formar um bolo que se esfarela é por estar muito seco, nesse caso é preciso acrescentar água. A presença de uma espécie de pó branco no meio do composto também se deve à falta de umidade. 

Outros aspectos também influenciam no aumento das moscas no composto, a falta de matéria seca para equilibrar a umidade; a utilização em demasia de alimentos de cozinha com carnes; o composto não estar protegido da chuva e sol; alguns resíduos que são colocados na compostagem já receberam a postura das moscas e acabam nascendo durante o processo. 

Para evitar o excesso de moscas, em alguns casos é possível por sobre a pilha uma camada de terra, também pode-se evitar a colocação de carne no composto, pois tem grande potencial de atratividade para moscas.

Importante também acompanhar a temperatura do composto para verificar se o processo de compostagem está correndo de acordo, com isso, é possível diminuir a incidência de moscas, mas também é importante entender que é muito difícil livrar-se totalmente delas.

Leia também Dicas-para-fazer-compostagem