terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Controle da temperatura no processo de compostagem

A transformação de resíduos orgânicos em composto orgânico, para utilização na melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo, é uma ótima alternativa que beneficia o meio ambiente e pode favorecer economicamente quem adota esta prática.

Durante o processo de produção do composto é preciso que a pilha de material em decomposição alcance temperatura adequada, para isso, é importante monitorar a temperatura, não permitindo que alcance os 70ºC, pois causará a mortes de microrganismos importantes para o processo.


Quando a pilha alcançar ou se aproximar dos 50º C é aconselhável revirar o material, mas para realizar essa medição de temperatura é preciso um termômetro de barra, porém, envolve custos para aquisição, por isso, a técnica que utiliza uma barra de ferro geralmente é mais utilizada e é realizada da seguinte forma: utilize uma barra de ferro cumprida o suficiente para alcançar no mínimo até o centro da pilha de composto, mantenha por aproximados 10 minutos, depois retire e segure a ponta da barra de ferro com a mão. Caso estiver quente a ponto de não conseguir segurar, é indicativo de que a pilha está muito quente, tendo que revirar o mais rápido possível para resfriamento.


No momento que for revirar a pilha de composto é interessante observar se existe umidade adequada, caso tiver muito seco, é o momento de regar. Geralmente entre 5 ou 10 dias é o tempo em que a temperatura se eleva a ponto de ter que novamente revirar o composto para baixar a temperatura, logicamente esse tempo é uma estimativa que pode variar por vários aspectos, por isso, é preciso que a pilha tenha sua temperatura monitorada com frequência. 

Leia também /dicas-para-fazer-compostagem