quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Caminho das águas é tema da atividade de encerramento do COAJU nas escolas


Um navegador, com seu barquinho, viajava pelo Rio Grande do Sul conhecendo as belezas da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí e também seus principais rios, arroios e lagoas.  Esse foi o tema do teatro, “ O Caminho das Águas”, realizado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí, que ocorreu na tarde de ontem (30/11), no teatro do SESC – Unidade Carazinho. O evento reuniu 250 alunos da Escola Estadual de Ensino Básico Érico Veríssimo, localizada no município de Carazinho.  Essa atividade integra o fechamento do projeto COAJU, que foi desenvolvido pela equipe do Comitê, durante o ano de 2016.
 
Projeto COAJU nas Escolas
 COAJU nas Escolas é um projeto de educação ambiental, com foco na conservação dos recursos hídricos, com uma proposta de trabalho direcionada as comunidades escolares, de instituições públicas e privadas, que integram a região de abrangência da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí. O objetivo de construir valores e relações sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que contribuam para a participação das crianças na preservação das águas e seu uso racional.

As instituições de ensino recebem a equipe do COAJU, que realiza um encontro com alunos, professores e funcionários abordando importantes temas como preservação dos recursos naturais, comitê de bacias, gestão dos recursos hídricos, qualidade e disponibilidade da água e gestão compartilhada.
Entenda um pouco mais sobre o COAJU
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU) é conveniado com a Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, da Universidade de Passo Fundo. É composto por representantes dos usuários de água, da população da bacia e de órgãos públicos. O COAJU foi criado em 2001 e abrange 42 municípios. É uma instância social, democrática e deliberativa, onde a população e usuários da água, juntamente com os órgãos do governo, interagem para gerenciar a qualidade e a disponibilidade das águas da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí. 

Municípios de abrangência:

Alto Alegre, Arroio do Tigre, Boa Vista do Incra, Campos Borges, Carazinho, Chapada, Colorado, Cruz Alta, Ernestina, Espumoso, Estrela Velha, Fortaleza dos Valos, Ibarama, Ibirapuitã, Ibirubá, Jacuizinho, Júlio de Castilhos, Lagoa Bonita do Sul, Lagoa dos Três Cantos, Lagoão, Marau, Mato Castelhano, Mormaço, Não-Me-Toque, Nicolau Vergueiro, Passa Sete, Passo Fundo, Pinhal Grande, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Santo Antônio do Planalto, Segredo, Selbach, Sobradinho, Soledade, Tapera, Tio Hugo, Tunas, Tupanciretã e Victor Graeff.


Texto e imagens: Assessoria de imprensa COAJU