Muito tem se falado sobre alternativas para o combate do mosquito da dengue (Aedes Aegypti), entre as alternativas para o combate surge informações de que a crotalária teria eficácia de controle, porém, nada é comprovado, alguns especialistas dizem que o efeito do plantio dessa planta em terrenos baldios e outros locais, se tiverem algum efeito, será pequeno.
Em muitos municípios existem ações de distribuição de sementes de crotalária e orientações de órgãos municipais para população indicando o plantio para atração de libélulas, que supostamente se alimentariam das larvas de mosquito da dengue, contribuindo significativamente para o controle. A maior preocupação com essa prática, é de que muitos acabem descuidando do que realmente é comprovado que funciona, que é a localização e eliminação de criadouros de mosquitos.
Apesar de não existir comprovação científica sobre a eficácia das crotalárias para o combate do mosquito Aedes Aegypti, o que é certo, é que essa planta tem grande potencial como recicladora de nutrientes do solo, então, caso você tenha plantado crotalária no seu tereno, pode mantela sem problema, pois ela fará muito bem ao solo, e suas flores serão apreciadas por vários insetos que ajudarão no equilíbrio ambiental da área.
Em resumo, sem ter comprovação da real eficácia do plantio de crotalária para controle do Aedes Aegypti, o melhor é intensificar o que de fato funciona, ou seja, localizar e eliminar os criadouros. Quanto ao plantio de crotalária, também pode ser feito pois é uma planta muito útil, porém, não deve-se esperar grandes resultados no controle do mosquito que causa a dengue e outras doenças, ao menos até que alguém prove ao contrário.