sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Nozes pecan : integração com outras atividades

Um dos pontos que preocupam produtores interessados em investir no plantio da noz pecan, é como gerar renda naquela área até que a produção comece dar retorno financeiro, para alguns não é problema ficar sem renda na área por alguns anos, já outros produtores com limitação de área, esse pode ser um ponto que influencie para a desistência no investimento.
Nozes e milho na mesma área

A solução que muitos produtores adotam e que achamos interessante é a produção integrada, ou seja, ter outras atividades sendo desenvolvidas ao mesmo tempo na mesma área de terra. O consórcio com outras culturas ou criações auxilia no rateio dos custos, aumenta o lucro para os produtores, ocupa melhor a mão de obra e em alguns casos pode até beneficiar o desenvolvimento das plantas.

No primeiro ano principalmente é possível consorciar com a nogueira outras culturas como melancia, tabaco, milho, forrageiras, ovinocultura, etc, claro que, dependendo da situação é preciso tomar algumas precauções, por exemplo: caso você plantar soja é preciso no momento da aplicação do herbicida, proteger a muda de nogueira de alguma forma; se for criar ovelha na mesma área é bom cercar com tela as plantas para não ter problemas... é preciso em muitas situações apela para criatividade do produtor, mas é plenamente possível ocorrer a integração de atividades. 

Conforme as plantas de nogueira vão crescendo, é bom ir evitando cultivos que necessitem maior movimentação de solo para não ferir as raízes  e prejudicar o desenvolvimento das plantas, porém, pode-se ir trabalhando por exemplo com pastagens e criação de ovelhas e mesmo de bovinos, mas sempre é interessante impedir que os bovinos tenham acesso às árvores, ao menos até as nogueiras terem um tamanho que possibilite que gado não possa causar danos sérios. A criação de animais, além de gerar outra renda, também deixam esterco no solo, algo que é benéfico para as culturas.