quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Como recuperar o solo degradado

Na agronomia uma, em muitas preocupações são os cuidados com o solo, para com ele garantir boas colheitas e o retorno de altos investimentos. Muitos fazendeiros e agricultores investem todos os anos milhares de reais em plantações diversas e o maior temor deles é que algo de errado e a colheita não seja boa.

O solo danificado necessita de um bom planejamento de recuperação, que seja intensivo e qualificado e para esse trabalho é necessária a contratação de um agrônomo, pois ele irá estudar o solo, conhecer seus problemas e criar estratégias para recuperá-lo rapidamente.

Os principais motivos da danificação de solo são:

Erosão - Causado normalmente por fortes chuvas e desmatamento.

Salinização - Consiste no excesso de sal no solo, normalmente causado por problemas na irrigação da terra.

Compactação - Principalmente causado por pisoteio de animais e por maquinas agrícolas.

Poluição química - Causado pelo uso indevido de fertilizantes e inseticidas.

Independente do ativo causador da danificação o agrônomo responsável por tornar o solo fértil novamente terá muito trabalho. Veja a lista das principais tarefas desse profissional para recuperação de solos danificados:

Levantamento dos recursos

O agrônomo terá que reconhecer cada detalhe do solo e assim conhecer a origem do problema. Depois disso, terá que buscar os recursos necessários para a recuperação da terra. Os principais recursos são; máquinas, implementos agrícolas e recursos humanos.

Planejamento

Com as informações levantadas e os recursos necessários adquiridos deve ser feito o planejamento e junto a ele a elaboração de um cronograma de trabalho.

Com o planejamento definido começam as ações de recuperação de solo e posteriormente o preparo do mesmo para o próximo plantio e assim a espera pela próxima colheita.

Texto e imagem: Isabela Klein