terça-feira, 2 de agosto de 2016

Nova diretoria assume o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju)

Corsan e Acic assumem a diretoria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí. O processo eleitoral ocorreu na manhã desta quinta-feira, 28 de julho, na UPF Campus Carazinho, em reunião ordinária. Na oportunidade, ocorreu a homologação das entidades que participaram do processo de cadastramento para novos membros do Comitê, conforme aviso Sema – CRH/RS Nº 05/2016. 

Após a homologação, a chapa foi formada, sendo indicada como presidente a Corsan, representada por Paulo Roberto Cervi; e como vice-presidente a Associação Comercial e Industrial de Carazinho (Acic), representada por Danusa Ribeiro. As entidades titulares aptas a votar confirmaram, em votos unânimes, a composição da nova diretoria do Comitê gestão 2016-2018. 

Ainda em regime de votação, ocorreu a formação da Comissão Permanente de Assessoramento (CPA), a qual foi composta pelo secretário executivo Josimar Moschaider e pela UPF, representada por Elisabeth Foschiera; pela Astraja, representada por Pedro Paulo Nienow; pela Escola Estadual de Educação Profissional de Carazinho, representada por Flávio Brum; e pela Associação dos Amigos do Meio Ambiente, representada por Waner Barretto. Também foi criada a Comissão Fiscal, que será composta por três entidades: BME Energia, representada por Eliseu Lima; Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá, representada por Jarbas Ruschele; e Prefeitura Municipal de Fortaleza dos Valos, representada por Saul Lopes. Ambas as comissões terão o mandato de dois anos, conforme prevê o Regimento Interno do Comitê.

O que é o COAJU? 
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU) é uma instância social, democrática e deliberativa, onde a população e usuários da água, juntamente com os órgãos do governo, interagem para gerenciar a qualidade e a disponibilidade das águas da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí. O Comitê foi criando em 2001 abrangendo 42 municípios e conveniado com a Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, da Universidade de Passo Fundo. Em atenção a essa parceria, a UPF disponibiliza a estrutura e o apoio necessário para seu funcionamento, e desse modo, a sede do comitê está instalada em seu campus, na cidade de Carazinho. 

Municípios de abrangência:
Alto Alegre, Arroio do Tigre, Boa Vista do Incra, Campos Borges, Carazinho, Chapada, Colorado, Cruz Alta, Ernestina, Espumoso, Estrela Velha, Fortaleza dos Valos, Ibarama, Ibirapuitã, Ibirubá, Jacuizinho, Júlio de Castilhos, Lagoa Bonita do Sul, Lagoa dos Três Cantos, Lagoão, Marau, Mato Castelhano, Mormaço, Não-Me-Toque, Nicolau Vergueiro, Passa Sete, Passo Fundo, Pinhal Grande, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Santo Antônio do Planalto, Segredo, Selbach, Sobradinho, Soledade, Tapera, Tio Hugo, Tunas, Tupanciretã e Victor Graeff.

Fonte: texto e imagem
Assessoria de comunicação - COAJU