segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Resíduos de medicamentos no leite - Algumas dicas para evitar

Os produtores de leite sabem ou deveriam saber que o leite contendo resíduos de medicamentos veterinários não devem ser vendidos, pois podem prejudicar a saúde do consumidor final, prejudicar a produção de derivados, prejudicar a imagem do leite de uma determinada região ocasionando barreiras para exportação, casuar condenação de grandes quantidades de leite, entre outros problemas.


Para que não ocorram problemas de descarte de leite por medicamentos veterinários, o produtor deve ter um bom planejamento de manejo, em muitos casos o envio de leite contaminado é resultado de ações não intencionais do produtor, para evitar esses problemas postamos algumas dicas que podem auxiliar, são elas: 

- Quando necessário aplicar medicamentos no rebanho leiteiro, buscar orientação de veterinário que tenha experiência na área.
- Anotar em algum local de fácil acesso de todos que trabalham na propriedade, o dia e hora da medicação de cada vaca, e também a data e hora que o leite voltará a poder ser vendido. 
- Descartar todo o leite que for produzido no período estipulado na bula e orientado pelo veterinário.
- Lavar bem os equipamento e utensílios utilizados no processo de ordenha, com atenção redobrada quando ordenhado uma vaca tratada com medicamentos. 
- Aproveitar o período em que as vacas estão secas, para medica-las, sempre observando o prazo de ação do produto, para evitar resíduos de produtos após o parto. 
- Também é recomendável marcar a vaca tratada com alguma forma bem visível, para evitar enganos na hora da ordenha.
- Em caso de dúvida sobre o leite estar ou não livre de resíduos, é interessante quando possível enviar uma amostra do leite para análise. É melhor prevenir do que arcar com prejuízos maiores.