Cada vez mais esta sendo utilizado túnel plástico para o cultivo de morango, esta técnica oferece melhoria de qualidade do produto, no ambiente protegido ocorre melhores condições para a cultura, pois evita excessos de chuva ou seca, além de diminuir os riscos de perdas por granizo.
Foto: Rural Atual |
O controle de pragas pode ser mais fácil em ambiente protegido, a cultura do morangueiro sofre com ataque de várias pragas e doenças, também não existe variedades totalmente resistente a estas pragas e doenças. O controle químico recomendado e que pode ser utilizado, apresenta além dos custos, uma certa restrição dos consumidores que demonstram uma crescente preferência por produtos livres de agrotóxicos, nesse sentido, os ambientes protegidos são mais indicados. Outra estratégia para melhorar a sanidade das plantas de morangueiro produzidos em túnel é o controle biológico, que pode manter a produção dentro dos objetivos dos produtores.
Com o manejo em ambientes protegidos com filme plástico, é possível alterar o ambiente interno do túnel, com isso consegue-se influenciar aspectos do crescimento das plantas, também o desenvolvimento, reprodução e comportamento de muitos fungos. Da mesma forma o controle de plantas daninhas é muito mais eficiente nesses ambientes.
O plástico utilizado atualmente tem eficiência na indução de resistência e no controle do desenvolvimento dos fungos; é importante que o produtor(a) pesquise no mercado, quais plásticos oferecidos apresentam maior eficácia na redução de incidência de doenças em cultivos de morango.
Vantagens do cultivo em ambiente protegido
- Amplia o período de safra;
- Reduz a umidade foliar, com reflexos positivos na diminuição da ocorrência de doenças que atacam a parte;
- Protege a cultura dos efeitos negativos da geada;
- Facilita o emprego de técnicas de controle de pragas, doenças e plantas invasoras.