quarta-feira, 15 de julho de 2015

Como plantar parreiras (videira)

Com o objetivo de auxiliar aqueles que querem plantar parreiras (videira), postamos algumas orientações. 

O plantio pode ser realizado em qualquer época do ano se existir irrigação instalada, mas no Rio Grande do Sul é mais indicado o plantio nos meses de inverno, quando as mudas estão em dormência ou começando a abrir as gemas.
Solo corrigido que receberá mudas de parreiras

Após o preparo do solo que inclui correção do solo conforme análise prévia, inicia-se a abertura das covas, estas devem ser de 60 x 60 centímetros, também pode-se substituir as covas por aberturas de sulcos de 40 cm no sentido das linhas, caso esteja previsto instalação de sistema de irrigação essa abertura de sulcos deve anteceder a instalação.

Importante na abertura das covas que a terra retirada da mesma seja separada ao menos em duas partes, a parte superior da cova é recolocada na cova, porém, agora na parte de baixo da cova; Já a parte do solo que estava na parte inferior é misturada com adubação orgânica ou química para enriquece-la e completará o fechamento da cova. 

No processo de plantio da muda, é importante tomar alguns cuidados na colocação da muda, devemos cobrir as raízes até o nível que elas estavam cobertas quando se encontravam no viveiro, cuidando para não enterrar o enxerto. Logo após a colocação da muda e cobertura das raízes, é interessante irrigar bem o solo ao redor da planta, a fim de acomodar bem o solo junto as raízes e proporcionar umidade suficiente pera a hidratação inicial desta planta.  A colocação de palha ao redor da muda também auxilia a manter o solo úmido por mais tempo.

Após realizado o plantio o produtor (a), deve ficar atento com a manutenção da umidade do solo e quando iniciar a brotação com o possível ataque de formigas, estas podem causar sérios danos ao seu vinhedo. Uma dica interessante para monitorar o ataque de formigas é manter plantas de roseira próximo ao parreiral pois elas são atacadas antes pelas formigas, fato que pode servir de alerta para o produtor)(a) entrar com algum método de controle.