domingo, 16 de agosto de 2015

Principal doença da nogueira pecã

A principal doença que ataca a cultura da nogueira pecan é sarna (clodosporium caryigenum), esta doença merece grande atenção dos produtores, principalmente na hora de planejar a implantação do pomar, pois, a principal forma de evitar grandes prejuízos é plantar variedades com maior resistência.
Fonte: objetoseducacionais2.mec.gov.br/

A sarna ataca os tecidos jovens que estão em crescimento, é o caso das folhas, epicarpo do fruto, pecíolos e na inflorescência masculina. As lesões tem o formato de pontos circulares de tonalidade olivácea, podendo evoluir para manchas maiores de cor escura. Com o tempo a mancha e o tecido ficam deformado.

Existem variedades resistentes, mas esta resistência varia conforme a região e clima. O produtor deve buscar orientação técnica antes de implantar o pomar, para obter informações sobre quais as variedades são mais indicadas em sua região. Após o pomar implantado, é preciso fazer vistorias periódicas e quando encontrado sintomas da doença é preciso retirar estas partes atacadas. Outra opção quando existir previsão de clima favorável para ataque de doenças fúngicas, é fazer aplicação de fungicidas protetores a partir do início da frutificação, pois, nesse período os frutos são extremamente sensíveis. Posteriormente quando os frutos estão mais desenvolvidos é possível fazer aplicações de fungicidas aproximadamente a cada quinze dias, até o mês de fevereiro, posterior a este período as aplicações não são mais necessárias.