domingo, 10 de maio de 2015

Geada negra e branca

Milho afetado por geada

A geada se forma quando o vapor d'água junto à superfície se resfria tanto, que congela, formando cristais de gelo sobre as superfícies das plantas e do solo. Conforme for a temperatura do ar nas camadas mais próximas do solo, definirão o quanto de geada se formará.

A definição da geada é a formação de cristais de gelo junto a superfície, ocorre pela sublimação que é a passagem da umidade do ar do estado de vapor para o estado sólido. Existe também o congelamento do orvalho. As condições para a sua ocorrência são: ausência de vento, baixa umidade relativa do ar, céu claro e temperatura baixa (geralmente abaixo de 5º C).

Existe também a geada negra, esta é mais rara, porém causa grandes prejuízos principalmente para a agricultura. A geada negra não é visível como o que ocorre com a geada branca, por isto muitas vezes não é feito o registro do fenômeno pelos observadores meteorológicos.

Normalmente a geada ocorre logo após a passagem de uma frente fria, que trazem às massas de ar frio e seco O vento constante e forte de uma massa polar, evita que os cristais de gelo se depositem sobre as plantas e também sobre o solo, mas nos dias seguintes, a planta acaba morrendo ou tendo prejuízos sérios pelo efeito da popular geada negra.

O vídeo abaixo do Clima Tempo, também traz explicações sobre as geadas, quem tiver interesse no assunto aconselho ver este vídeo. Abraço a todos.