terça-feira, 25 de setembro de 2012

Tarde de campo destaca pastagens de inverno

Abertura da tarde de campo
Durante a tarde de hoje, foi realizado na propriedade de João Corazza Sobrinho uma tarde de campo sobre a produção leiteira na agricultura familiar, o evento promovido pela Emater, Embrapa, Rede Leite e Família de João Corazza Sobrinho que representa também o Grupo de Produtores de Leite de Alto Alegre, contou com a participação de pesquisadores, extensionistas, estudantes e produtores de leite de Alto Alegre, Espumoso, Jacuizinho e Campos Borges.

A abertura do evento foi realizada na sala de reuniões da Secretaria de Educação de Alto Alegre e posteriormente os participantes se deslocaram até a propriedade em questão, no local, foram apresentadas três estações, a primeira, apresentada pela família Corazza, que explicou o funcionamento da propriedade, em especial a produção leiteira, segundo a família o leite é a principal fonte de renda, a produtora Leonice Corazza contou um pouco de como foi o início da atividade leiteira, quando produziam cerca de 30 litros de leite por dia e com o passar do tempo foram ampliando e hoje contam com 32 vacas em lactação e produzem uma média superior aos 25 lts/vaca/dia, muito disso, se deve segundo os proprietário pela genética alcançada pelo melhoramento do plantel já existente, através de inseminação artificial de qualidade.

Parcelas com cereais de duplo propósito
A segunda estação foi apresentada pelo Engenheiro agrônomo da Embrapa, Gustavo Martins e pelo produtor João C. Sobrinho, no local os participantes observaram a utilização da pastagem de trevo branco, também receberam informações sobre o potencial das pastagens perenes no sistema de produção de leite. Sobre o trevo branco, foi observado o grande potencial que ele tem para fixar nitrogênio e foi relatado pelo produtor e pelos pesquisadores, que os bovinos gostam tem preferência por essa pastagem.

Na terceira e última parcela, o pesquisador Renato Serrena Fontanelli, falou sobre os cereais de duplo propósito, também foi observada a campo uma área de experimentação implantada e acompanhada pela Emater e pelo produtor, nas parcelas os produtores visualizaram e receberam informações sobre as culturas do trigo de duplo propósito BRS Tarumã, centeio BRS Serrano, Azevém BRS Ponteio e Aveia comum. Fontanelli destacou que é preciso observar o quanto os bovinos consomem de pasto por hectare e não apenas quantificar o quanto a forragem produz, referindo-se a qualidade da forragem em relação ao que ela pode produzir de lucro para o produtor.

O evento que contou com cerca de 60 participantes foi considerado pelos promotores como positivo, pois mais uma vez uniu produtores, extensionistas e pesquisadores, na busca de melhorar as questões econômicas, sociais e ambientais das propriedades e melhorando com isso a qualidade de vida das famílias envolvidas com a atividade leiteira.