domingo, 2 de setembro de 2012

Poda em pessegueiro e nectarineira

Poda de formação: 
       Depende de cada região e do sistema de condução que escolhemos, pode ser em taça, Y, ou V. 
       Em taça, escolhemos de 3 a 5 pernadas (galhos principais), nas posições norte, sul, leste e oeste, mas não deve ter mesma inserção, ou seja, deve ter um distanciamento entre um e outro de aproximados 5 cm.
       Em "Y" ou em "V", duas pernadas, com inserções de pontos diferentes e postos.
      A condução das mesmas deve ser feita com cortes de tesoura a cada mês ou quando os ramos tiverem aproximadamente 60 cm, sempre cortando os ramos retos e deixando ramos para abertura da copa, também pode ser usada amarração ou estaqueamento. Geralmente a poda de formação é feita até o terceiro ano de idade  da planta.

Poda de frutificação:

      O normal da poda é ser realizada nos meses de julho a agosto, dependendo da variedade e da região onde está o pomar.
      O corte sempre é feito com o objetivo de deixar um número razoável de flores para a próxima safra. Geralmente é a eliminação completa do ramo e ou encurtamento do mesmo; eliminação dos ramos mal situados; eliminação dos ramos fracos, doentes e secos; e ainda, para se evitar aglomeração de ramos.
     A eliminação dos ramos é para estimular o crescimento de ramos novos e melhores posições. Já o encurtamento é para reduzir a quantidade de gemas, o que resulta na diminuição da produção imediata.
Poda de outono:
     A poda de outono visa aproveitar melhor a mão-de-obra das pequenas propriedades familiares. Consiste na retirada de ramos ladrões (verticalizados), secos, indesejáveis, doentes e frutos mumificados, nos meses de março, abril e maio. Esta ação, que também facilita a poda de frutificação, reduz o vigor das brotações no início da primavera e permite um melhor equilíbrio no desenvolvimento da planta. É recomendado pincelar a região do corte do galho com pasta fúngica para evitar a entrada de doenças.

Poda de limpeza:
     É realizada para eliminação parcial ou total da planta doente. Está poda é feita em ramos doentes ou que estejam mal posicionados. O desbaste deve ser com serrote e logo em seguida deve-se passar pasta bordalesa ou tinta plástica para proteger o ferimento provocado na planta.

 Convite: Participe deste blog como seguidor no espaço ao lado da tela, dede já agradecemos.