domingo, 12 de agosto de 2012

Espaçamento em pessegueiro e nectarineira

A cultura do pessegueiro e da nectarineira são semelhante, por isso alguma orientações também se assemelham, é o caso das recomendações quanto ao espaçamento.

O espaçamento a ser usado nas duas culturas é muito variado, para cada situação é possível estabelecer um espaçamento diferente que se abeque as necessidades do produtor. Geralmente a distância entre linhas é definida muito pelo uso de equipamentos e maquinas utilizadas para o manejo dos pomares, já a decisão da distância entre plantas é tanto pessoal como técnica, por exemplo: existem produtores que optaram por espaçamento de 6x4 ou até maior e outros  que estão utilizando espaçamento de 2,5x0,50, com aumento na intensidade da poda.

Para tentar ajudar na tomada de decisão, são citadas algumas vantagens e desvantagens de aumentar o adensamento:
Principais Vantagens:
· Precocidade: colhe-se já nos primeiros anos;
· Uniformização da produção;
· Aumento de produtividade por área ocupada com a cultura;
· Redução de custos com insumos (adubação), máquinas e mão-de-obra
Principais desvantagens:
· Maior custo na implantação do pomar, principalmente em mudas e tutoramento;
· Necessita de mão de obra mais qualificada;
· Reduz a longevidade do pomar;
· Mudas enxertadas sobre porta-enxerto ananizantes;
· Necessita de mais poda e aumenta a competição por água.
A tendência nos dias atuais é buscar o aumento do adensamento, ao menos nos pomares comerciais e como visto acima essa prática traz vantagens e desvantagens,por isso é importante o produtor fazer um bom estudo da sua realidade, levar em conta aspectos como tamanho da propriedade, planejamento de mercado, mão de obra, condições ambientais, recursos financeiros disponíveis, entre outros, o importante também é buscar ajuda de profissionais da área que possam assessorar na tomada de decisão.