terça-feira, 19 de outubro de 2010

Silo secador

       As propriedades rurais cada vez mais precisam buscar alternativas para enfrentar as dificuldades impostas pelo sistema econômico vigente, reduzir custos e aumentar a renda, para isso é preciso buscar alternativas viáveis conforme as condições de cada propriedade rural.

      A secagem e armazenagem é uma alternativa interessante para produtores que produzem grãos como milho, trigo, aveia, feijão entre outros, no momento em que o produtor investe na secagem e armzenagem ele se torna mais independente e geralmente agrega valor no seu produto, ai está algumas das principais vantagens do sistema.

Silo secador Feijões Jacuí
     O sistema de silos secadores construídos de forma bastante simples, porém seguindo alguns critérios que são indispensáveis para o bom funcionamento, recebe a orientação técnica dos profissionais da Emater-RS. Na nossa grande região, o sistema proposto é feito conforme a foto, utilizando materiais como tijolos, cimento, areia, ferragens e não necessita grandes conhecimentos de construção, podendo o próprio produtor construir o seu, caso tenha algum conhecimento de construção.

     O produtor Pedro Ottoni e sua família, que moram na localidade de Santa Terezinha, município de Alto Alegre/RS, resolverem após construir um secador solar para feijão no ano de 2009, investir em um silo secador para secar e estocar 1600 sacas de milho, o produtor pretende em um futuro próximo investir em mais silos secadores pois vê com otimismo a prática, que deve oferecer ganhos bem atraentes para ele que é proprietário da agroindústria Feijões Jacuí.

      Produtores que tiverem interesse poderão buscar mais informações junto aos escritórios da Emater-RS, que estão preparados para prestar essas informações e analisar e dimensionar o silo secador conforme a necessidade e capacidade de cada propriedade.