Por obrigação ou não a verdade é que muitas pessoas buscam informação sobre qual a melhor forma e as espécies a serem usadas para recuperação de áreas as margens de rios, nascentes, córregos e lagos. Mata ciliar são formações vegetais que crescem em volta das áreas citadas acima e essa vegetação forma uma comundiade de plantas, animais e outros organismos vivos que interagem entre si e com os demais componentes do meio, formando um ecossistema.
As principais formas para recuperar as matas ciliares é:
- O abandono e isolamento das áreas, deixando que a vegetação se recomponha naturalmente, pelo banco de sementes que está no solo e pela interação da fauna e flora próxima.
- O adensamento e enriquecimento com o uso de mudas e ou sementes de maior valor ecológico e econômico.
- Fazendo a implantação total com o uso de mudas e sementes
Fator importante é a escolha das espécies a serem usadas no local, deve-se dar preferência àquelas que ocorrem naturalmente nas formações florestais da bacia hidrográfica que está sendo trabalhada, também devemos observar os diferentes ambientes exitentes ao longo da faixa ocupada pela mata ciliar em especial a questão da umidade do solo .
Outro aspecto importante é observar a sucessão natural, plantando espécies florestais nativas pioneiras, secundárias e climax, adaptadas a condição local.