quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Projeto E.E.E. Três de Julho

      A Escola estadual Três de Julho, localizada na comunidade Corticeira no município de Boa Vista do Incra/RS, desenvolve projetos em sua área fisica com objetivo de promover a educação de forma prática dos seus alunos, para isso são feitos unidades de aprendizado.

     Entre os projetos esta a implantação de pomar com frutas comuns na região, as mudas são doadas por entidades do município e os alunos junto com os projessores fazem o plantio e manejo, assim os alunos aprendem técnicas que depois podem ser empregadas junto as propriedades familiares. Esse ano para auxiliar no projeto de fruticultura a direção do colégio buscou parceria com Emater/RS, assim como já havia feito em outros trabalhos.

      No ultimo dia 20, técnicos da Emater estiveram junto com professores e alunos avaliando o que já foi feito e sugerindo ações para o futuro, eu estive a convite da equipe da Emater de Boa Vista do Incra, para auxiliar no desenvolvimento do projeto e após avaliação do pomar jé implantado chegamos a um consenso de que o local disponível para implantar o pomar é inadequado sofrendo muito com os ventos fortes do sul, com o solo estremamente arenoso e pouco fértil, com a localização onde é cercado por estradas, entre outros aspectos negativos para a atividade.

    Após a prévia avaliação foi discutido junto aos professores a possíbilidade de substituir o projeto em vez de implanta na área disponível fruticultura, desenvolver um projeto de paisagismo envolvendo não só o colégio, mas sim através de convite incluir a comunidade que possui seu centro comunitário ao lado e também a igreja localizada próxima ao local.

    O projeto proposto pretende embelezar o local melhorando o bem estar dos alunos, professores assim como toda a comunidade que faz uso do local e também poderá ser estendido para as propriedades rurais da comunidade que tenham interesse, gerando assim um ambiente mais agradável e saudável paras as pessoas envolvidas no processo.

    O pré planejamento já foi feito, estando programado para até o final deste ano a elaboração do projeto e no início do ano de 2011 a busca dos recursos necessários e divulgação do projeto e no próximo período chuvoso iniciar a implantação do projeto.