domingo, 18 de outubro de 2015

Abelhas sem ferrão

Também chamadas de nativas, as abelhas sem ferrão tem importante papel na preservação de espécies vegetais, além de proporcionar aumento da produção agrícola em diversas culturas. Estas abelhas antecedem as abelhas com ferrão que são tão conhecidas e bem mais temidas.

As abelhas sem ferrão estiveram em ameaça de extinção, mas graças a conscientização e dedicação de muitos produtores, muitos criatórios são encontrados na natureza ou mesmo em criatórios particulares. As principais espécies de abelhas sem ferrão encontradas no Rio Grande do Sul são: várias espécies de mirim, irapuá, iratim, jataí e tubuna. 

Apesar de menos conhecido o mel produzido por abelhas sem ferrão possui excelente qualidade e pode ser utilizado como adoçante natural, tem alta qualidade nutricional, atua como sedativo, cicatrizante, digestivo e laxativo, é também é excelente expectorante auxiliando no combate a tosse.

A preservação das várias espécies de abelhas sem ferrão é de grande importância para o equilíbrio ambiental e contribui em muito para a qualidade de vida de toda a população direta ou indiretamente.