A alimentação dos cordeiros deve ter cuidado especial, principalmente nas primeiras quatro semanas, quando o crescimento do animal depende praticamente só do leite, ficando o cordeiro na dependência da produção de leite da mãe. Durante as primeiras semanas de vida o cordeiro tem a digestão semelhante a um monogástrico, o que resulta em um rápido crescimento e uma dependência da produção de leite.
A importância da ovelha produzir boa quantidade de leite é ainda mais fundamental quando ela tem que amamentar mais que um cordeiro, pois segundo estudos, o cordeiro não consegue depender exclusivamente de pasto, antes das seis semanas. A partir da quarta semana de idade é que o cordeiro começa a comer mais sólidos, e esta mudança de alimentação depende muito da qualidade da forragem, principalmente da digestibilidade, quanto maior a qualidade maior será o consumo.
Quanto as características principais de uma curva de produção de leite, ela inclui um nível crescente de produção, a partir da parição até a terceira semana de lactação, ponto em que se alcança o nível máximo. Depois desse momento ocorre um declínio progressivo, alcançando-se valores relativamente baixos a partir da oitava semana.
Para diminuirmos os problemas na alimentação dos cordeiros, temos que ter um bom planejamento, desde a escolha da raça que vai ser criada, dando preferência para ovelhas que tenham características de serem boas mães, formação de pastagens de qualidade e estratégias de complementação para casos especiais.