O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí – COAJU completou na quinta –feira, 11 de junho 14 anos de fundação. Uma trajetória baseada na gestão compartilhada e participativa dos recursos hídricos que contemplam 41 municípios do RS. O principal objetivo do Comitê é trabalhar por um sistema que garanta para as futuras gerações qualidade e quantidade de água suficiente para os múltiplos usos. Esse trabalho é feito por dezenas de entidades, que representam os usuários da água (40%), organizações civis (40%) e poder público (20%).
O COAJU possibilita à sociedade, junto com órgãos do governo, gerenciar os recursos hídricos de 41 municípios. Todo o trabalho realizado pelo Comitê conta com o apoio da Fundação Universidade de Passo Fundo, que possuí um convênio assinado com o governo do estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, até 2017, e, em atenção a essa parceria, disponibiliza a estrutura e o apoio necessários para o comitê. A Universidade de Passo Fundo (UPF) é membro de COAJU e ocupa uma vaga na categoria representantes da população.
Desde o início de suas atividades - o COAJU criado em 2001 - desenvolveu ações vitais à preservação dos recursos naturais da região. A secretaria executiva do Comitê está instalada no Campus Carazinho, da Universidade de Passo Fundo e composta atualmente pelo presidente Paulo Roberto Cervi, vice-presidente Gustavo Souillijjee, secretário executivo Josimar Moschaider e assessora de comunicação Juliana Viganigo. Já a plenária do comitê, conta com cerca de 40 membros, que representam as instituições vinculadas ao COAJU. Os 14 anos do COAJU representam um trabalho de articulações voltado à gestão da utilização dos recursos hídricos para os próximos vinte anos, destaca Paulo Cervi, presidente do COAJU.
Neste momento, o comitê atua para a implementação da terceira etapa, chamada de fase C, que consiste na estruturação de ações que visem ao alcance das metas relacionadas à qualidade de água desejada. Todo esse processo iniciou em 2010 e contou com a colaboração de diversos setores da sociedade civil e de grupos das bacias.
Fonte: COAJU
Juliana ViganigoAssessora de Comunicação
Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí -COAJU