Estamos no mês de maio e entramos em um período interessante para o plantio de muitas da espécies de frutíferas no Rio Grande do Sul, o período de plantio é aspecto importante a ser observado pelo produtor, pois pode ser fundamental para obtenção de um bom índice de pega e desenvolvimento uniforme do pomar.
Mudas produzidas em sacola |
No conhecimento popular se diz que os meses onde não temos a letra "R" são bons para o plantio de frutíferas, ao menos aqui no Rio Grande do Sul. Este conhecimento popular na prática tem fundamento, porque os meses de maio, junho, julho e agosto, são meses com temperaturas baixas onde o crescimento das plantas geralmente é lento e também é um período de muita chuva com exceção do mês de maio, estes aspectos favorecem para que a muda assente bem suas raízes e não tenha problemas com falta de umidade. Estes quatro meses são especialmente indicados para o plantio de frutíferas de raiz nua, ou seja, aquelas mudas que não foram produzidas em sacolas.
Já quando pensamos em mudas produzidas em sacolas é possível plantar em um período maior, já que estas mudas possuem um sistema radicular bem formado e esta muda sofre menos com possíveis faltas de chuva. Os meses de junho, julho são mais utilizados para plantio das rosáceas como pêssego, ameixa, nectarina entre outras. Já as espécies cítricas podem ser plantadas um pouco mais tardiamente, porém evitando os meses historicamente de menos chuva, este aspecto geralmente é bem conhecido pelo produtor.