Todo mundo já passou por apuros ou conhece alguém que teve problemas com instalações elétricas, seguidamente ficamos sabendo de casos de incêndio causados por falhas no sistema elétrico, além dos prejuízos materiais, o consumo excessivo de energia e o pior de tudo, em alguns casos a morte de pessoas. Você que está lendo pode diminuir as probabilidade de ser vítima de problemas do tipo, basta tomar alguns cuidados.
Um dos primeiros aspectos que você tem que avaliar,é a idade das instalações, é normal as casas, apartamentos, galpões, entre outras obras, serem construidas a mais de uma década e nunca terem recebido nenhuma vistoria. Então, quando existir instalações antigas e que a tempo não recebem vistorias de um profissional habilitado, é preciso procurar estes profissionais e solicitar que seja feito uma avaliação de toda parte elétrica e se verificado a necessidade fazer as trocas necessárias.
Alguns pontos que devem ser observados e dicas para aumentar a segurança em se tratando de instalações elétricas.
- Verifique se todas as tomadas são de modelos que possuem três pólos, estes são os modelos corretos. As instalações elétricas devem ter o fio terra instalado em todas as tomadas, para proteção contra choques.
- Os quadros de força não devem ser feitos de madeira ou de outro material que sirva como combustível.
- Observe as emendas dos fios, se observar emendas desencapadas é preciso providencial o concerto com urgência.
- Cuidado com as famosas gambiarras, onde é colocado vários equipamentos em uma mesma tomada, essa atitude pode causar aquecimento excessivo na fiação e problemas maiores.
- Quando a família começa a comprar vários equipamentos que consomem bastante energia, busque assistência técnica para avaliar suas instalações. Não coloque em risco seu patrimônio e sua vida.
- Quando precisar de uma instalação elétrica, vale a pena investir na contratação de um profissional da área.
- Quem for trabalhar com eletricidade deve utilizar Equipamento de Proteção Individual, específico para o trabalho.
- De preferência para postes de concreto para condução de fiação elétrica, ao invés de postes de madeira.
- Evite acumular materiais combustíveis próximo a bombas e quaisquer equipamentos elétricos que possam gerar calor.
- Instalações que estiverem em contato com a água devem ser blindadas, estanques ou aterradas.
- Verifique e siga as instruções do fabricante de cercas elétricas.
- Se tiver condições proteja as edificações contra descargas atmosféricas (para-raio).
Outras medidas e observações podem ser feitas para aumentar a segurança do seu patrimônio, entre eles o maior que é a sua vida e de sua família, por isto, a dica é sempre buscar o trabalho de profissionais especializados na área de eletricidade. É um investimento que vale a pena.