Com dias ensolarados e chuvas localizadas o plantio da soja no Rio Grande do Sul vai chegando ao final, segundo informações do conjuntural da Emater/RS - Ascar, que possui extensionistas na grande maioria dos municípios gaúchos e que acompanham o desenvolvimento das culturas, o clima favoreceu o avanço do plantio e o desenvolvimento vegetativo é regular, apesar de em alguma áreas estar ocorrendo problemas por falta de umidade e altas temperaturas.
As lavouras implantadas dentro do período recomendado estão enfrentando melhor a falta de umidade e altas temperaturas que vem ocorrendo em grande parte do estado, já as recém plantadas sofrem e tem um crescimento abaixo do esperado. Apesar da falta de chuva enfrentada em algumas regiões, não existe nenhuma possibilidade de se falar em quebra da safra, pois a cultura está em fase de plantio e desenvolvimento vegetativo, além de que, a soja é uma cultura que tem grande poder de recuperação.
Quanto ao clima, existem previsões de que até o dia 25 de dezembro as chuvas venham em maior quantidade, ocasionando um pouco de alívio para as plantas, porém como é típico da estação, essas chuvas não deverão atender a demanda de todas as regiões.
Os produtores gaúchos deverão ocupar nesta safra, cerca de 5,1 milhões de hectares com a cultura da soja e tem-se uma expectativa de alcançar cerca de 14 milhões de toneladas do grão, isto equivale a uma produtividade aproximada de 2,75 toneladas por hectare.