sábado, 8 de novembro de 2014

Alguns cuidados com as orquídeas

As pessoas que gostam de cultivar uma ou várias orquídeas sempre se preocupam com a saúde das suas plantas. Alguns cuidados são necessários para manter a orquídea bela e saudável. Algumas informações citamos abaixo.  


Um aspecto fundamental é a escolha do local onde as plantas vão se desenvolver, quem mora em casa pode coloca-las suspensas ou em cima de suportes, evitando deixar no chão, para não ter problemas com lesmas. Caso você esteja em apartamento, é possível aproveitar o parapeito das janelas. Para quem tiver espaço é possível produzir suas orquídeas em estufas, claro que neste caso o custo é maior, mas por outro lado, esse seu Robin pode se tornar um negócio, pense nisso!

Existem várias espécies de orquídeas e os hábitos delas podem ser diferentes, por isso, antes de comprar uma planta pela internet, ou mesmo em lojas ou produtores especializados, não esqueça de verificar bem as necessidades de cada espécie.

O substrato utilizado é de grande importância e também deve levar em conta sua rotina e disponibilidade de tempo para com as plantas; Para quem dispõe de tempo para regar pode utilizar substrato de secagem mais rápido e quando não tiver tanto tempo, deve optar por substrato de secagem mais lenta, uma dica de produtores é utilizar substrato a base de carvão, casca de pinus, fibra de coco e casca de alguma outra árvore nativa do local. Quando você quiser um substrato de secagem mais rápida é só trocar a fibra de coco por pedriscos ou mesmo cacos de telhas. Outras misturas são possíveis, mas sempre prefira pedir para quem lhe fornece as mudas, qual o substrato que aquela variedade está acostumada, com isso as chances de errar são menores. 

A água é outro elemento fundamental, é mais comum as pessoas prejudicarem as plantas com excesso de regas, do que pela falta dela. Uma dica é por o dedo a cerca de 2 cm de profundidade no substrato, caso sentir umidade não é necessário regar, caso esteja seco, pode regar. Geralmente as regas são realizadas um vez a cada dois dias ou a cada semana, depende também do tipo de substrato. 

Algumas espécies se desenvolvem bem em galhos de árvores e muitas pessoas gostam desta forma de cultivo para embelezar o jardim, para facilitar o plantio da muda em um galho ou tronco de árvore, é importante amarar a muda com as raízes envolvidas com um pouco de substrato.