Produtores de trigo de todas a regiões produtoras no Rio Grande do Sul estão buscando cobertura do PROAGRO para amenizar prejuízos causados pelas intensas chuvas, que em algumas regiões vieram acompanhadas com granizo e fortes ventos e provocaram perda da qualidade e de produtividade.
Alguns produtores estão com dificuldade de entregar sua produção de trigo, pois os recebedores não estão querendo aceitar o produto, devido a sua baixa qualidade, grande parte servirá apenas para trato animal, e muitos armazéns ainda possuem produto da safra passada e de melhor qualidade.
Sem perspectiva, os produtores que financiaram com cobertura do PROAGRO, estão acionando o programa e peritos estão vistoriando lavouras para calcular os prejuízos, para posterior indenização ao produtor. Exemplo da grande demanda é vista pela Emater de Ijuí, que soma mais de 300 solicitações até a manhã de hoje e esse numero deve aumentar nos próximos dias, pois muitos produtores ainda não solicitaram vistoria, sendo que este procedimento é realizado junto a agência bancária onde o produtor fez o financiamento. Depois de feita a solicitação o banco comunica um dos peritos credenciados e habilitados que devem executar a vistoria no prazo de 8 dias.
Importante que o produtor não colha a lavoura antes do perito chegar e fazer a vistoria, pois pode ocorrer do produtor perder o direito da indenização. Em caso de dúvida sempre entre em contato com a agência bancária ou com seu assistente técnico.