Durante essa semana iniciou a colheita do trigo na região, após as lavouras terem enfrentando problemas com fortes chuvas, vento, granizo e geada é esperado produtividades abaixo da média que vinha sendo colhida nos últimos anos e também com qualidade abaixo do esperado. Muintos produtores estão acionando o seguro agrícola para cobrir parte dos prejuízos.
Foram poucas as áreas de trigo colhidas, mas já apresenta uma tendência, que ainda pode ser agravada caso se confirme a previsão de fortes chuvas para os próximos dias, caso confirmado mais chuva, algumas lavouras provavelmente terão mais redução da qualidade do grão e consequentemente o produtor receberá menos pelo produto.
Até o início da floração existia a expectativa por parte dos produtores e técnicos de termos a melhor safra de trigo da história em termos de produtividade, porém após os eventos citados, o otimismo passou e agora existe a preocupação com a baixa produção e com a qualidade baixa que o grão pode apresentar em muitas lavouras. Grande parte dos municípios esperava fechar uma média de trigo de aproximados 2700 kg/há, hoje a expectativa é de que não ultrapasse muito dos 2100 kg/há em alguns municípios abaixo disso. Quanto à qualidade o esperado era que a maioria das lavouras obtivesse Ph igual ou superior a 78, porém as primeiras lavouras já demonstram que provavelmente será ao contrário, ou seja, poucas lavouras deverão apresentar Ph superior a 78, o que ocasionará menor remuneração aos produtores, ao menos é o que está sendo confirmado nas primeiras lavouras onde o Ph alcançado ficou entre 72 e 75.
Aqueles produtores que tiveram prejuízos pelos eventos climáticos e que terão redução da remuneração esperada nos contratos de custeio superior a 30%, já estão acionando o seguro, outros deverão comunicar o agente financeiro nos próximos dias.