quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Época de adubação na cultura da laranja no RS


Inicialmente é importante considerar que a interpretação de necessidades de adubação em citros devem levar em conta a análise visual, de solo, foliar e a exportação de nutrientes pela colheita da fruta e pela poda e sempre que existir a necessidade é fundamental procurar orientação técnica.


É recomendável sempre parcelar a adubação em citros assim como na grande maioria das culturas, esse procedimento proporciona o melhor aproveitamento dos nutrientes pelas plantas, onde esses adubos devem ser disponibilizados para as plantas em quantidades e épocas favoráveis à sua absorção, preferencialmente quando existir umidade no solo (Agosto a março).

O Fósforo (P) deve ser aplicado antes do plantio e incorporado até 40 cm de profundidade assim como o calcário, após o pomar implantado é aplicado superficialmente, sendo que o P desse em torno de 5 cm por ano.

O Nitrogênio (N) pode ser aplicado em três épocas, geralmente em Agosto/Setembro, segunda aplicação em Novembro/Dezembro e terceira em Fevereiro/Março. O nitrogênio é um dos nutrientes mais consumidos pelas plantas de laranjeira e a sua aplicação muitas vezes se torna complexa, principalmente em áreas com ocorrência de Cancro Cítrico ou em risco de tal, pois o (N) provoca a brotação e em muitos casos é preciso controlar os ciclos de brotações, por isso existe recomendações em alguns casos, de aplicar apenas 20% do total previsto do nutriente na primeira brotação e 50% em fevereiro ou março, reduzindo então 30% da quantidade total, não fazendo a aplicação de novembro. O Nitrogênio pode reverdejar a fruta e esse aspecto em alguns casos pode não ser desejado.

O Potássio pode ser aplicado quando em solo argilosos 100% em agosto ou setembro, já em solos arenosos 30% em agosto/setembro e 70% em fevereiro/março.

A adubação foliar deve ser realizada nos períodos de novas brotações e são realizadas para correções emergenciais, a médio e longo prazo o produtor deve primar por um solo equilibrado que consequentemente terá quantidades normalmente suficientes destes elementos.

Adubos orgânicos podem ser aplicados uma vez ao ano antes da brotação principal na primavera, esses adubos são de liberação lenta, sendo os orgânicos a melhor fonte de nutrientes para o bom desenvolvimento das plantas.

Adubo: A adubação deve ser comprada nutriente por nutriente e feito a mistura, pois dificilmente se conseguira fórmulas que adeque as necessidades reais do pomar, mesmo que o custo inicial seja maior é comprovado a viabilidade econômica em um prazo mais longo. 

OBS: outras prática e orientações podem existir, caso você leitor, queira contribuir com o assunto pode postar no espaço para comentário, sua contribuição será de grande valia.