Ao contrário do ano passado, onde, apesar das chuvas terem ficado abaixo da média histórica, mesmo assim a cultura do milho recebeu chuvas suficientes para uma excelente safra, neste ano o cenário não é bom. Os plantios na região do Alto Jacuí e grande parte do Estado do Rio Grande do Sul, que é plantada mais no cedo, estão sofrendo com a falta de chuvas bem no momento do florescimento da cultura, período onde o milho precisa de mais água para alcançar boas produtividades.
As chuvas que vem ocorrendo nos últimos vinte dias são isoladas e geralmente em pequena quantidade e associada a altas temperaturas está prejudicando a polinização e o enchimento de grãos, a grande parte das lavouras estavam com um ótimo desenvolvimento vegetativo, mas agora com a falta de chuvas, o potencial produtivo deve cair drasticamente.
Produtores que tem suas lavouras financiadas e que possuem seguro das lavouras, devem conversar com sua assistência técnica e com o agente financeiro para tomar a decisão da necessidade ou não de acionar o seguro.