Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Receitas alternativas para controle de doenças e pragas na horta

Uma alternativa para você que quer produzir alimento com maior qualidade, e fugir dos venenos utilizados normalmente para produção de hortaliças, é o uso de receitas alternativas para controle das pragas e doenças, para isso estou postando três receitas que são fáceis de fazer e podem trazer bons resultados.

Urina De Vaca Fermentada
 Trata-se de um poderoso fertilizante caseiro para ser usado com moderação em qualquer tipo de planta. Possui efeito fungicida e repelente.
COMO USAR : Coletar urina de vacas em produção. Deixar fermentar em litrões ou em baldes com a tampa fechada por no mínimo 3 dias. Guardar em local escuro. Durabilidade de até 2 anos. Usar na dosagem de 1 a 2% ( 100 a 200 ml para 10 litros de água ) conforme o tipo de Planta.

Água De Cinza E Cal:
Auxilia no controle ecológico de doenças e pragas, poder fertilizante, protetor e repelente.
MATERIAL : 10litros de água, 0,5 kg de cinza de lenha peneirada, 0,5 kg de cal hidratada. Misturar no balde com água a cinza e o cal, agitando de 15 em 15 minutos durante uma hora.
Deixar a mistura levemente turva (cor leitosa ) antes e coar para usar.

Água De Cinza
Controle De Antracnose  ( Varola ) Em Perreiras, Uso: De 1 A 3% ( 1 A 3 kg para 100  litros de água )
Preparo: colocar a cinza em balde plástico ou bombona. Agitar a mistura de 10 em 10 minutos até atingir 5 a 6 agitações. Coar a mistura levemente turva.

Obs: Apesar de serem produtos usados em agricultura ecológica, é recomendado o uso de EPI (Equipamentos de proteção indivídual), durante o preparo e aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.