segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Alimentação de abelhas

Geralmente é recomendado fornecer alimentação complementar para abelhas, isso se faz necessário em duas situações:

Primeiro: Quando falta alimento para as abelhas se manterem na colméia, isso pode ocorrer em épocas que existe por um motivo ou outro escassez de flores, geralmente nos meses de junho, julho e agosto, também é normal em algumas regiões ocorrer falta de floração nos meses de janeiro e fevereiro. Outro motivo de ocorrer falta de alimento é por algum tipo de problema ou até mesmo pela intervenção do apicultor. Para esses momentos que exige complementação da alimentação deve-se fornecer alimento com carboidratos e proteínas.

Segunda situação: em torno de quarenta dias antes da florada: Alimentação nesse momento visa estimular a produção de crias e assim garantir colméias mais fortes, com alta população, capazes de aproveitar ao máximo a florada disponível desde o seu início, esse alimento estimulante deve ser oferecido para as abelhas na forma líquida.

Sugestões para alimentação: 
- Para alimentação das abelhas pode-se utilizar água açucarada na proporção de 50% de açúcar + 50% de água fervida, ou também pasta de açúcar e mel (açúcar de confeiteiro umedecido com mel e sovar até tomar uma consistência compacta).
- No caso da alimentação líquida, deve-se fornecer em alimentadores onde o volume de água não permita que as abelhas se afoguem, dar preferência para alimentadores internos ou semi-internos.
- No caso de alimentos sólidos, o recomendado é o método individual, coloca-se uma tábua com um furo para passagem das abelhas no lugar da tampa; sobre esta coloca-se um ninho ou melgueira sem caixilhos; dentro coloca-se o alimento e por último a tampa (parte superior da caixa).

Sugestão de fórmula de alimento sólido rico em proteina.

Ingredientes:
- 25% de farelo de soja
- 75% de açúcar (preferência mascavo)

Preparo:
- Triturar o farelo de soja até ficar no ponto de farinha fina; da mesma forma fazer com o açúcar; depois é só misturar bem os dois ingredientes.

Como utilizar:
- Colocar 500 gramas da mistura em cada colméia; essa quantidade dá para aproximadamente 30 dias.