sábado, 23 de abril de 2011

Recomendações técnicas para Nogueira Pecã

A nogueira pecã apresenta-se como uma oportunidade para diversificação de atividades econômicas na pequena e média propriedade, com objetivo de auxiliar produtores interessados em investir na atividade esse pequeno artigo traz algumas informações úteis.

Escolha do Local:   Inicialmente é preciso escolher o local isso quando o produtor tiver opção é claro!, segundo especialistas a cultura se adapta melhor em solos profundos e bem drenados, com altitude superior a 300 metros, deve-se evitar solos com problemas de drenagem.

 Preparo do solo:   O solo deve ser subsolado e conforme recomendação de análise de solo pré realizada fazer a adubação.

Espaçamento:  Existem recomendações que variam desde 6x8 onde uma linha é cortada após alguns anos, ficando espaçamento de 12x8, outras recomendações falam de 10x10 ou até mesmo 12x12 quando consorciado com ovelhas ou bovinos. É importante que o produtor planeje este tema com técnicos da área.

Abertura e Preparo das Covas :  A abertura das covas devem ser realizadas em torno de 30 dias antes do plantio, devendo ser incorporado a adubação orgânica em uma quantidade aproximada de 10 kg de cama de aviário ou 20 litros de esterco de curral por cova, importante que o esterco seja bem curtido para evitar perda de mudas por queima das raízes.

Plantio : Importante que as mudas sejam plantadas na mesma profundidade que estavam no viveiro ou no máximo interadas 5 cm a mais do que estavam no viveiro. Caso não ocorra chuvas nos primeiros dias é fundamental fornecer cerca de 20 litros de água na cova.

Amostragem de solo :  Retirar solo em uma profundidade de 20 cm e um numero de amostras que represente bem a realialidade do solo que vai receber a cultura. As amostras podem ser retiradas com pá de corte ou trado.

Calagem :  A correção do solo deve ser feita em toda a área destinada para a nogueira e baseado no resultado da análise de solo aplicar calcário para elevar a saturação de bases para 70%.

Adubação verde :  A adubação verde tem grande importância por estruturar o solo e ser uma forma de reciclar nutrientes fornecendo para as plantas nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da mesma entre outras vantagens da adubação verde. Como opção cito:
- No verão : Amendoim forrageiro, 08 kg por hectare, espaçamento entre covas de 30 cm e 2 a 3 sementes por cova, outra opção para implantar o amendoim forrageiro é o plantio através de mudas, a época de semeadura é de Agosto a Outubro.
- Inverno: 08 kg de trevo branco por hectare, semeando a granel com incorporação superficial, a época de semeadura é de Março a Junho.

Adubação para produção:  Depende da análise de solo e da produtividade, pode ser aplicado aproximadamente 2 toneladas por hectare de cama de aviário, mais 50 kg de N/há, 40 kg/há de fósforo, e 30 kg/há de potássio aproximadamente. Após a colheita distribuir o esterco e os demais adubos uniformemente sobre o solo, o nitrogênio é recomendado que seja aplicado em 4 parcelas em dois a dois meses a partir do inicio da brotação e aplica-lo no entorno da cova tomando o cuidado para o adubo não entrar em contato com o caule da planta.  As quantidades devem ser adequadas por orientação de um técnico habilitado.

Controle de pragas e doenças :
Doenças : A doença mais comum é a pinta preta, que pode ser tratada com com a aplicação de calda sufocálcica durante o inverno. No verão pode ser aplicado oxicloreto de cobre.
Pragas : As formigas cortadeira são pragas que podem gerar grandes perdas , por isso antes do plantio das mudas deve-se procurar os olheiros e aplicar a quantidade aproximada de 10 g/m² de olheiro, conforme a necessidade fazer reaplicação.

Outros tratos culturais : Outros tratos como poda de formação, roçadas, aplicação de diferentes produtos pode ser feita para isso é importante o produtor dialogar e planejar com auxilio de um profissional da área,  para não se arrepender no futuro por ações feitas com pouco planejamento hoje.

Nos ajude a manter este Blog:

  •    Responda a enquete no canto superior direito do blog.
  •   Compartilhe postagens que achar interessante;
  •   Participe deste blog cadastrando-se como seguidor, no campo ao lado. 
 Agradecemos a colaboração.