quarta-feira, 16 de março de 2011

Emater/RS-Ascar renova convênio com a BSBios durante a Expodireto Cotrijal 2011

O presidente da Emater/RS, Lino De David, renovou nesta segunda-feira (14/03), durante a Expodireto Cotrijal 2011, o convênio da Instituição com a empresa BSBios Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil S/A, situada em Passo Fundo. A Emater/RS-Ascar mantém há três anos o convênio com a BSBios, com a intenção de fomentar a cultura da canola, matéria-prima na produção de biocombustível.

O convênio prevê para a Emater/RS-Ascar o auxílio no incentivo ao cultivo da canola na área de atuação da BSBios, que compreende as regiões de Passo Fundo, Erechim, Ijuí e Santa Rosa. Os técnicos da Emater/RS Ascar serão responsáveis pela realização de reuniões municipais, elaboração de projetos para agricultores familiares que cultivam canola, além de fornecer à BSBios a listagem dos assistidos da Instituição interessados no cultivo da oleaginosa. A contrapartida da BSBios será o pagamento à Emater/RS-Ascar de R$ 0,15 por saca de canola.

Maior produtor nacional de canola, o Rio Grande do Sul deverá colher neste ano cerca de 37 mil toneladas do produto, cultivado em aproximadamente 23 mil hectares. Deste total, mais de 17 mil estão na região de Passo Fundo. Conforme dados da Emater/RS-Ascar, até o momento a produtividade média está em 1.320kg por hectare.

Lino De David destacou durante a assinatura do convênio que é muito importante para o produtor rural ter garantias de comercialização. Além disso, o presidente da Emater/RS afirmou que a canola se consolida no Estado como uma alternativa de cultura de inverno, além do trigo e da cevada, favorecendo, em especial, os agricultores do Planalto Médio e das Missões. Conforme dados da Emater/RS-Ascar, na região de Passo Fundo, em três anos, a área implantada com canola aumentou em 340%.

Fonte : Marta Tejera
Assessoria de Imprensa da Emater na Expodireto Cotrijal 2011