Os dez escritórios regionais (Esregs) da Emater/RS-Ascar no Rio Grande do Sul contam, desde a última semana, com novas gerências. O atual quadro foi anunciado pelo presidente Lino de David durante a cerimônia de sua posse à frente da Instituição, dia 19, em Porto Alegre. Esta semana o grupo assumiu os cargos em seus respectivos municípios, com a responsabilidade de levar as políticas da nova gestão até os públicos prioritários da extensão rural gaúcha. Confira a relação dos novos nomes:
Bagé
Bagé
O gerente do escritório regional de Bagé é Erone Pedrinho Londero, de 50 anos, formado em Engenharia Agronômica pela Urcamp, em 1983. Natural de Caçapava do Sul (RS). Nos últimos anos atuou como Assistente Técnico Regional de Reforma Agrária no mesmo regional que assume.
Como gerente adjunto, foi empossado o engenheiro agrônomo Luis Fernando Rücker Fabrício, natural de Três de Maio (RS). Fabrício formou-se na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1988 e possui curso de especialização em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, junto ao CPDA, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Nos últimos anos atuou como Assistente Técnico Regional de Crédito também em Bagé.
Caxias do Sul
Em Caxias do Sul, o gerente regional para o período 2011-2014 é o agrônomo Neuri Frozza. Natural de Concórdia, Santa Catarina, concluiu o curso de Agronomia na Ufrgs em 1985. Aos 51 anos, o agrônomo tem passagem pela Cotrijuí e pela Cotrirosa, tendo ingressado na Emater/RS-Ascar em 1990. Nesses 21 anos na Instituição, atuou nos escritórios de Campo Novo, Santo Augusto, Caxias do Sul e Estrela. Foi gerente regional de Caxias do Sul de 1999 a 2002, cargo que retoma depois de ter trabalhado como supervisor regional em Estrela.
Erechim
Os engenheiros agrônomos Valmir Dartora, na gerência, e Paulo Trierveiler, como adjunto, vão comandar o escritório regional da Emater/RS-Ascar de Erechim pelos próximos anos. O novo gerente é natural do município de Fontoura Xavier. Engenheiro agrônomo e mestre em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Dartora trabalha na Emater/RS-Ascar há 21 anos. Já o gerente adjunto é natural de Ponte Preta e trabalha há duas décadas na Emater/RS-Ascar, onde já respondeu pela gerência do mesmo regional entre 1999 a 2002.
Estrela
O novo gerente regional de Estrela é o engenheiro agrônomo Derli Paulo Bonine, natural de Silveira Martins. Bonine é especialista em Desenvolvimento Rural e Sociedade, com mestrado em Fitossanidade. Iniciou suas atividades na Emater/RS-Ascar em 1985, em Vicente Dutra, e, desde 2000, é assistente técnico regional nas áreas de fruticultura, olericultura e agroecologia.
A gerência adjunta está com Luiz Henrique Bernardi, nascido em Sobradinho. Técnico em Agropecuária, trabalhou na Emater/RS-Ascar em Cachoeira do Sul, Candelária, Roca Sales e Tapes, onde fez o Curso Superior de Tecnologia em Recursos Pesqueiros pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
Ijuí
O gerente do escritório regional de Ijuí é o técnico agrícola Geraldo Kasper, natural de Arroio do Meio. Começou a trabalhar na Emater/RS-Ascar em Gaurama e em seguida foi para Campo Novo, onde foi vice-prefeito entre 2000 a 2004. É graduado no curso de Administração Rural e pós-graduado em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação.
O gerente adjunto é o engenheiro agrônomo Antônio Altíssimo, natural de Giruá. Iniciou há 20 anos sua carreira profissional na Emater do Paraná. No Rio Grande do Sul, trabalhou em Severiano de Almeida, Catuípe e no escritório regional de Ijuí. Foi assistente técnico regional nas áreas de pequenos animais e turismo rural e supervisor. Altíssimo é especialista em Desenvolvimento, Sociedade e Agricultura, título conferido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Passo Fundo
Pela segunda vez o agrônomo Milton Rosseto assume a gerência regional de Passo Fundo. Com 20 anos de trabalho na extensão rural, Rosseto já atuou nos escritórios municipais de Água Santa, Tapejara e Pontão. Entre os anos de 1999 e 2002 exerceu os cargos de gerente e gerente adjunto no mesmo escritório regional. Em sua trajetória destaca o trabalho na organização de comunidades rurais, os quais tem reflexos até hoje. Para os próximos quatro anos espera desenvolver ações na comercialização de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, na bovinocultura de leite e na fruticultura.
Pelotas
A nova gerência do escritório regional de Pelotas é composta por Karin Peglow e César Demenech, como adjunto. Karin ingressou na Emater/RS-Ascar em 2002, no Núcleo de Desenvolvimento Social do escritório central. Atuou também nos escritórios de Morro Redondo e São Lourenço do Sul, como extensionista de bem-estar social. César é engenheiro agrônomo e, antes de assumir como gerente adjunto, desenvolveu atividades no escritório municipal de Canguçu.
Porto Alegre
O gerente regional de Porto Alegre é o engenheiro agrônomo, especialista em Desenvolvimento Rural, Mário Luís Gerber. Ele ingressou na Emater/RS-Ascar em 1990 no município de Vacaria. Em 1997 passou a atuar no escritório municipal de Porto Alegre, onde permaneceu até 2000. Em 2001 assumiu o cargo de gerente no escritório regional de Porto Alegre e, em 2003, tornou-se supervisor no escritório regional de Estrela. Em 2006 retornou Esreg Porto Alegre para desempenhar a mesma função.
Santa Maria
Assumiu o cargo de gerente regional de Santa Maria o engenheiro agrônomo e especialista em Extensão Rural e Desenvolvimento Rural Sustentável, César Augusto de Medeiros. O novo gerente tem 52 anos e é natural de Santo Ângelo. Nos últimos anos, atuou como extensionista no escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Santa Maria.
A gerência adjunta foi assumida por Clelia Cecília Lovato Brum, que vinha exercendo suas funções como extensionista do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São Sepé. Clelia Brum é formada em História pela Unifra, em 2006. É natural de Itati, na Argentina, naturalizada brasileira.
Santa Rosa
O escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa será comandado pelo engenheiro agrônomo Amauri da Silva Coracini, de 53 anos, pós-graduado na Unijuí em Administração e Desenvolvimento Rural (1997) e em Engenharia de Segurança do Trabalho, em 2010. Coracini, que nos últimos anos vinha atuando no escritório municipal de Santo Ângelo, é natural de Independência.
A gerente adjunta é Neida Teresinha Frohlich, natural de Cerro Largo, graduada em Enfermagem pela UFSM e pós-graduada em Saúde Pública, pela Unijuí. Nos últimos anos atuou como extensionista de bem-estar social no escritório municipal de Santa Rosa .
As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar.