sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Silagem e feno são alimentos para manter a produção leiteira

         Visando a estabilidade da produção de leite, mesmo em períodos de escassez de pastagens, a Emater/RS-Ascar apresentou na Agrotecno Leite uma estação sobre reservas estratégicas de alimentos para bovinos de leite, com enfoque na silagem e no feno. “Há períodos do ano em que há carência de alimentos, justamente nesses momentos é que se faz necessário esses alimentos conservados, como silagem e feno”, explica o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Carlos Olczevski.

         Por meio da fenação e da ensilagem o valor nutritivo das forragens é preservado. O feno permite o armazenamento de uma fibra longa de qualidade, que tem importante função no funcionamento do aparelho digestivo dos animais, além de ser um alimento de extrema importância na criação da terneira e da novilha. A elaboração do feno pode ser também uma fonte de renda para o produtor.

        De acordo com os técnicos, um feno de qualidade apresenta coloração verde, cheiro agradável, boa quantidade de folhas em relação a hastes, caules finos e macios, ausência de mofo e é livre de impurezas. Quem esteve na estação sobre reservas estratégicas de alimentos pode conferir também o ponto ideal do milho para a silagem, as etapas da ensilagem e a forma correta de armazenamento.

         Estiveram orientando os produtores os agrônomos da Emater/RS-Ascar, Carlos Olczevski, João Carlos Reginato e Clairto Dal Forno e o técnico Moacir Curzel.


Escritório Regional da Emater/RS-Ascar - Passo Fundo
Jornalista - Vanessa Almeida de Moraes - MTb-SC 01088
vanessa@emater.tche.br