segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Patran flagra crimes ambientais


           ( FOTO DIVULGAÇÃO)



           O final de semana foi de intensa fiscalização na área de abrangência do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, através do 1º Pelotão de Polícia Ambiental que engloba os grupos ambientais de Carazinho e Passo Fundo. Em continuidade aos trabalhos da ‘Operação Piracema’, que irá se encerrar no dia 31 de janeiro de 2011, foram apreendidos mais 650m de redes de pesca, de malhas diversas, instaladas no ambiente aquático; 400m de espinheis e 32 esperas, que resultaram em oito quilos de peixes. “Os vivos foram soltos no ambiente aquático e os mortos destruídos e enterrados.

       Também foram abordados 22 acampamentos de pecadores amadores, na orla da barragem do Rio Passo Fundo”, revela o tenente Antônio Gilberto Borges da Silva, comandante do 1º Pelotão Ambiental.
No município de Tio Hugo, foi flagrado com dois cidadãos, o cativeiro de aves silvestres, sendo uma catorrita e um papagaio. Nenhum dos autores possuía autorização do órgão ambiental. Em virtude da infração foi confeccionado Termo Circunstanciado, sendo as aves apreendidas e nomeados fieis depositários os próprios infratores até que o IBAMA proceda no recolhimento, destinação e expedição do Auto de Infração Ambiental que terá valor mínimo de R$ 500, por unidade apreendida.
 
        No município de Santo Antônio do Planalto foi verificada movimentação de solo úmido para construção de açude, destruição de espécies nativas e captação de água. Segundo a Patram, a atividade contrariava a licença ambiental e a legislação vigente, pois o local é considerado Área de Preservação Permanente (APP), caracterizado pela existência de nascentes. Para apurar a responsabilidade criminal dos autores foi confecção de Comunicação de Ocorrência Policial e relatório ao Ministério Público de Carazinho.
 
Fonte: Patran