sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pomares jovens de citros sofrem com ataque de Gomose

Pomar de Elson K. de Carvalho
       A gomose (Phytophthora spp) é uma doença que ataca plantas cítricas podendo levar a morte da mesma. Os primeiros sintomas ocorrem na região do colo da planta, quando há o aparecimento de manchas de coloração parda e aspecto úmido, evoluindo para o apodrecimento da casca, formando cancros com exudação de goma.


      No último ano as condições climáticas associadas a outros aspectos, fizeram com que alguns pomares tivessem plantas atacadas pelo fungo da gomose, esse foi o caso do produtor Élson Kelermann de Carvalho, que reside na localidade de Santa Lúcia no município de Alto Alegre\RS, que teve 21 das 300 plantas do seu pomar atacadas pela doença, a onde as plantas apresentavam amarelecimento das folhas, apodrecimento de raízes e exudação de goma.

    Como medida de controle para as plantas atacadas, foi tirada a terra ao redor das plantas, expondo as raízes e foi aplicado a pasta bordaleza (cobre + cal ) na região atacada, e agora que está surgindo as brotações novas o produtor está fazendo aplicação foliar de adubo a base de Potássio. As plantas já estão apresentando melhoras depois de dois meses do início do tratamento onde as folhas velhas caíram e agora surge grande brotação e não aparece mais sinal de goma, porém o pomar ainda está sendo acompanhado para avaliar se realmente o tratamento vai dar o efeito