quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Palestra com pesquisador da Embrapa, movimenta produtores de leite de Alto Alegre

.
         O tema, manejo de pastagens em sistemas de integração lavoura- pecuária "venda seu pasto via leite", ministrada pelo pesquisador da Embrapa, Renato Serena Fontaneli, no último dia 21 de setembro, mobilizou produtores e profissionais da área no município de Alto Alegre.

        O evento organizado pelo Grupo de Produtores de Leite de Alto Alegre, EMATER-RS/ASCAR e apoiado pela Administração municipal, reuniu 32 pessoas em um dia muito chuvoso, mas mesmo assim produtores se fizeram presentes para ouvir e perguntar sobre o tema da palestra. Fontaneli falou sobre vários assuntos, tais como: potencial do campo nativo, planejamento da alimentação, fatores ambientais que interagem para produção, trigo duplo propósito, variedades de pastagens de inverno e verão, situação da atividade no brasil e no mundo, entre outros assuntos, que levaram informações importantes para os participantes.

Publico prestigia evento
        Fontaneli, foi claro em sua explanação dizendo que é fundamental a busca pelo conhecimento sobre a atividade, tanto por parte dos técnicos da área, assim como o produtor que deve estar sempre buscando a informação e entender bem como funciona todo o processo que envolve a atividade, o recurso mais importante segundo o palestrante é a informação e é isso que as administrações devem priorizar para o desenvolvimento do meio rural. A busca por alternativas de pastagem de inverno, além da aveia preta que é mais usada na região, é uma necessidade e existem opções como o trigo duplo propósito que em algumas regiões já vem sendo utilizadas com sucesso, entre outras.

         Segundo o exemplo usado pelo palestrante, se conseguirmos plantar trigo duplo propósito no dia 15 de abril , vai estar pronto para o primeiro pastoreio aproximadamente no dia 15 de junho, e daí mais trinta dias é possível outro pastoreio, sendo depois retirado o gado para a cultura se recuperar e produzir grãos com bom valor comercial. Segundo Fontaneli "Nós geralmente tratamos mal as vacas, em vez de nós tratar as vacas, são elas que nos tratam" e não existe região no mundo que possa produzir leite mais barato que a nossa.