Pulgões são insetos sugadores, pequenos, medindo 1,5 a 2mm de comprimento, com formato periforme, de coloração marrom na forma jovem e preta nos adultos. Vivem em colônias compostas por fêmeas ápteras. Quando as colônias tornam-se muito populosas, surgem formas aladas que irão colonizar outros órgãos ou plantas.
Causam prejuízos as plantas cítricas por sugarem a seiva continuamente, causando o encarquilhamento das folhas e brotos novos, podendo ocasionar redução no desenvolvimento da planta. São vetores do vírus que ocasiona a doença denominada “tristeza dos citros” e, ainda, pelo excesso de líquido açucarado que excretam, ocasionam o desenvolvimento de fungos causadores de fumagina, que escurece as folhas e reduz a capacidade fotossintética das plantas.
Nessa época o produtor deve dobrar o cuidado pois em nossa região as plantas estão emitindo grande brotação e o clima esquentando, condições adequadas para o aparecimento e ataque dos pulgões, o produtor deve monitorar os pomares observando a parte de baixo das folhas novas afim de identificar a presença do inseto e quando identificado, procurar assistência técnica afim de buscar a melhor forma de controle e uso de produtos adequados.