Se o amigo (a) leitor precisar de uma planta para seu jardim que seja resistente ao frio, calor a solos fracos e dai por diante, pense na possibilidade de plantar moréia, é uma planta que se bem conduzida pode embelezar seu jardim sem exigir muito para isto, porém, sempre busque oferecer condições boas de solo, com bom percentual de matéria orgânica, boa drenagem e fertilidade, isso vai colaborar em muito para que a planta possa se desenvolver melhor e ficar ainda mais bela.
Esta planta (dietes bicolor), que é uma planta perene, conhecida no Brasil como moreia bicolor ou simplesmente moréia, tem como características principais a altura média de 60 centímetros, é reproduzida principalmente por touceira, apresenta flores brancas, amarelas ou geralmente com as duas cores juntas, após o plantio e quando estiver com as raízes bem fixadas a planta apresenta crescimento bem agressivo.
Quando a touceira da moréia estiver muito grande, fora do que você planejou, é preciso fazer poda, porém muitos cortam apenas as pontas da folhas, esse procedimento não é recomendado, pois geralmente a planta não fica com boa aparência. O ideal é primeiramente arrancar as folhas e flores secas que surgem no meio da touceira e podar as demais folhas bem rente ao chão, para que a aparência da planta fique melhor.
A moréia pode ser cultivada isoladamente ou em grupo, quando plantadas em grupo podem formar um belo maciço, ou também formar bordaduras, em ambos os casos o resultado pode ser bem agradável. Assim como as demais plantas, é preciso planejar bem qual o resultado desejado para seu jardim e deve-se adotar o manejo mais adequado para que os objetivos sejam alcançados, caso você não tenha conhecimento suficiente, não existe em procurar orientação de profissionais da área.