segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Alimentação de qualidade para vacas

Mesmo quando as vacas estão de barriga cheia, ela pode não estar bem alimentada, pois pode estar faltando algum tipo de nutriente. Nutrientes são substâncias necessárias para que os animais se mantenham vivos, se reproduzam, cresçam e produzam leite e carne.

As vacas assim como os demais ruminantes, precisam da ação de bactérias para conseguir os nutrientes necessários, as bactérias agem na fermentação dos pastos e demais alimentos ingeridos pelo animal e nesse processo que ocorre no rumem são extraídos os nutrientes.  O produtor ao fornecer alimentos para suas vacas está também fornecendo alimento paras as bactérias que estão na pança (rumem) dos bovinos e é preciso entender que essas bactérias precisam ser bem alimentadas para que as vacas também estejam bem nutridas.

Para as vacas terem todos os nutrientes necessários para uma boa produção, é necessários fornecer pastagem que tenha bastante nutrientes (qualidade) e garantir uma grande quantidade de bactérias no rumem. É importante o produtor observar a qualidade do seu solo, pois apenas com um solo de boa qualidade, é que será possível ter um pasto também de qualidade.

Para o animal ter o rumem com grande quantidade de bactérias é preciso criar condições para que elas sobrevivam e para isso é fundamental manter o equilíbrio da acidez do rumem, pois a acidez alta mata as bactérias. Para manter equilibrado a acidez do rumem é recomendado que: seja controlada a acidez através da saliva do animal, que precisa produzir saliva através da mastigação e para isso é preciso fornecer alimentos equilibrados em termos de fibras ( rações e alimentos muito triturados não provocam boa mastigação), também é preciso fornecer água em quantidade e qualidade suficiente pois sem ela não existirá a formação adequada de saliva; É fundamental fornecer pastos de qualidade durante 24 horas por dia, para que as bactérias não morram de fome; O produtor deve tomar o cuidado durante o manejo para não mudar bruscamente o tipo de alimentação, pois para cada tipo de alimento é necessário um tipo de bactéria e a mudança exige alguns dias para que as novas bactérias se desenvolvam.