domingo, 8 de julho de 2012

Geada causou prejuízos para citricultores da região

  
Pomar jovem afetado pela geada
Apesar de a citricultura contar com variedades de porta enxertos resistentes ao frio, sempre existe o risco de danos em pomares de citros, principalmente em pomares jovens, onde até mesmo a morte de plantas ocorre, durante o mês de junho desse ano uma forte geada se formou e causou sérios prejuízos para os citricultores da região, nos pomares adultos ocorreu a queda de parte da produção do ano, já em alguns pomares jovens ocorreu a queda das folhas e até mesmo o secamento completo da planta, algumas dessas plantas irão morrer outras vão rebrotar, mas ainda correm risco de morte devido ao período atual ainda ser de formação de novas geadas que causam mais danos ainda em brotações novas.

Ainda é cedo para saber os prejuízos causados pela geada até o momento, pois alguns efeitos do fenômeno serão conhecido posteriormente. Conforme o relato de produtores, em várias áreas ocorreu a “geada preta” que apesar de muitos não acreditarem, ela existe de fato e seu estrago geralmente é maior que a geada que constumamos ver “branca”, uma melhor definição sobre o tema está descrito abaixo.

Geada- Conceito e definição
Conceito
Geada é um fenômeno que ocorre em boa parte do mundo, mas tem diferentes conseqüências. Algumas regiões sofrem sérios danos na agricultura, como por exemplo o sul do Brasil, Uruguai, centro-norte da Argentina, sudeste dos Estados Unidos, algumas regiões da Austrália e sudeste da China, entre outros. As culturas de climas tropicais e subtropicais são as mais afetadas, como por exemplo o café e a laranja, que tem pouca resistência a baixa temperatura.
Definição
Geada é o congelamento do orvalho na superfície e pode atingir diferentes intensidades. Para ocorrer este congelamento não é necessário que a temperatura no ar esteja igual ou menor que 0°C. Isto porque na superfície a temperatura pode ser até 5°C menor que no ar, dependendo da perda radioativa que a superfície perde. A temperatura na superfície é chamada de temperatura na relva. Então com temperaturas de até +5°C pode-se ocorrer geadas. Quando se forma apenas um camada de gelo na superfície chama-se de geada branca e quando a seiva das plantas congela chama-se de geada negra. Este ultimo tipo, é a mais devastadora para as plantações, mas só ocorrem em cidades bem frias e no Brasil afeta apenas as cidades serranas do sul. A geada negra muitas vezes se forma devido ao vento muito gelado congelar as plantas e muitas vezes nem se forma gelo na superfície em função de ocorrer durante qualquer hora do dia quando o ar esta mais seco. A geada branca atinge diferentes intensidades. Geada fraca é quando a temperatura do ar esta entre +3°C e +5°C, mais ou menos. Moderada é quando a temperatura do ar esta entre +1°C e +3°C, mais ou menos e geada forte é quando a temperatura do ar esta menor ou igual a 0°C. As geadas fortes são as geadas negras. Porém já foram registradas geadas com temperaturas de +6°C, pois a temperatura na relva ficou até 7°C menor que no ar. Isto porque dependendo das condições de umidade relativa do ar a perda de temperatura na superfície é muito maior.