segunda-feira, 18 de junho de 2012

Votação de prioridades do Orçamento acontece em todo o estado dia 4

As definições dos investimentos nos projetos regionais com verbas do Orçamento Estadual 2013 acontecem no dia 4 de julho em todo o estado. Neste dia, será realizada a Votação de Prioridades, que substitui o antigo processo da Consulta Popular e incorpora elementos do Orçamento Participativo, inserida no Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã. As cédulas com os projetos regionais estão sendo definidas nos processos de debates das audiências públicas, assembleias municipais e fóruns de delegados.

As cédulas de votação terão um máximo de 20 projetos prioritários definidos pelas plenárias, e também as prioridades estratégicas discutidas nas assembleais municipais. Foram meses de debates intensos realizados nos 496 municípios do estado, onde a população definiu as áreas e programas prioritários para cada região que irão receber os recursos orçamentários estaduais para o próximo ano. A Votação de Prioridades é uma das etapas finais do processo de Participação Popular e Cidadã na elaboração do Orçamento Estadual. Após a definição dos projetos regionais, a Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã conclui o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2013, que será entregue pelo Governador Tarso Genro à Assembleia Legislativa no dia 15 de setembro.

"Este é um processo que está se fortalecendo e avançando. Temos o reconhecimento do Banco Mundial de que um sistema deliberativo como o nosso é novidade e servirá de exemplo para muitas experiências de participação na gestão pública. Temos de parabenizar principalmente a dedicação e o trabalho dos nossos coordenadores regionais no interior do estado", ressaltou o Secretário do Planejamento, João Motta.

Votação pelo celular - Uma das novidades deste ano será a votação pelo celular. Através de aparelhos smartphones, será possível votar através do ambiente virtual, da mesma forma que se vota pela internet através do Portal da Participação (
www.participa.rs.gov.br). Já nos aparelhos que não possuem a tecnologia de acesso à internet, haverá um sistema de votação por mensagem (SMS), com os códigos dos projetos, que também estarão disponíveis no Portal. Neste ano, a votação por mensagem será disponibilizada como projeto-piloto para as regiões Metropolitana e Vale dos Sinos. Além da votação pela internet e pelo celular, os cidadãos poderão votar nas urnas presenciais que estarão instaladas em todos os municípios gaúchos.

Fonte: SDR-RS
(Carine Prevedello/Seplag)