Nabo na cultura da laranja |
O nabo forrageiro é uma planta muito utilizada na região sul como cultura de inverno na cobertura de solo e principalmente para reciclagem de nutrientes, especialmente do elemento (N) nitrogênio e (P) fósforo, por ser uma planta que decompõe rápido seus resíduos é recomendado consorciar ele com aveia que tem um processo de decomposição mais lento, assim o solo fica mais tempo coberto.
A época preferencial de cultivo é o mês de maio, a semeadura pode ser feita a lanço ou em linhas com espaçamento entre elas de 15 a 20 cm e utiliza-se de 15 a 20 kg de sementes por hectare, é recomendado fazer o acamamento (rolagem) da cultura quando esta tiver com aproximados 30% dos frutos formados, esse procedimento evita o rebrote.
Suas raízes promovem importantes efeitos físicos no solo, descompactando o solo e melhorando condições biológicas. Permite consórcio com a aveia, centeio e ervilhaca, tanto para adubação verde como para forragem. É indicado utilizar a cultura do nabo antecedendo a cultura do milho ou outra gramínea.