segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Fim do plantio de fumo em Alto Alegre/RS

Depois de 9 anos do início do plantio de fumo na parceria Souza Cruz e produtores de Alto Alegre, onde eram plantados pouco mais 20 hectares por ano da cultura, nesse ano nenhuma área será ocupada com o fumo. Segundo depoimento de alguns produtores do município de Alto Alegre o trabalho exige muita mão de obra e o desgaste físico é grande, principalmente nas épocas do plantio e colheita, porém o retorno financeiro é bom.

Mas o principal motivo que levou a todos os produtores a desitir da cultura é justamente a falta de mão de obra familiar, as famílias estão ficando mais pequenas e geralmente apenas os mais velhos estão ficando no meio rural. Outro aspecto é a dificuldade de contratação de mão de obra temporária, até o ano passado ainda existia uma cooperativa de trabalhadores de Campos Borges/RS, que atuava nos trabalhos com a cultura do fumo, mas desde o último ano eles optaram por não aceitar mais trabalhos na atividade fumageira, fazendo com que as famílias que dependiam dessa mão de obra, desistisse de vez da cultura.

As áreas que eram usadas para o plantio do fumo, hoje estão sendo ocupadas pela cultura da soja, que demanda menos mão de obra por ser toda ela mecanizada, porém também gera menos renda para as famílias. Apesar da redução da renda com a parada na cultura, a aposentadoria como produtores rurais vem ajudando a manter a renda de muitas famílias.